10ª CELEBRAÇÃO DA CONSCIÊNCIA NEGRA ACONTECERÁ NO PRÓXIMO DIA 23 DE NOVEMBRO

No dia 23 de novembro acontecerá mais uma tradicional Missa do Dia da Consciência Negra em Assaré, que acontece na Casa do Infincado, localizada no Distrito de Genezaré. Este momento o objetivo de manter viva a cultura e memória dos negros, pessoas fundamentais e  importantes para a construção e formação do nosso país.

A Missa a ser realizada entra na sua 10ª edição. Iniciaremos uma acolhida a todos os presentes a partir das 7:00 horas com grupos de manifestações culturais afro descendentes  e logo  em seguida haverá a celebração da missa pelo padre Vileci Vidal, as  08 h da manhã. Após a missa teremos o lançamento do Cordel “Maria Antonieta” de autoria do Poeta Daniel Gonçalves, e continuaremos na programação com  apresentações e projetos culturais apoiados pela  SECULT/ASSARÉ, a saber:
LANÇAMENTO DO CORDEL “MARIA ANTONIETA”;
APRESENTAÇÃO DO GRUPO DE MANEIRO-PAU;
RODA DE CAPOEIRA;
GRUPO DE CANTIGAS DE RODAS,
PEÇAS TEATRAIS DAS ESCOLAS PARTICIPANTES;
LANCHE PARA TODOS.]

O evento é organizado pela CTP – Comissão Pastoral da Terra, pelo Padre Vileci Vidal, membro nato da Pastoral, pela Comunidade de Genezaré, pela Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Joaquim Neco da Costa, professora Cidália e seus familiares, seu Hélio Rodrigues proprietário da Fazenda do Infincado e de toda a comunidade circunvizinha com o total apoio da Gestão Assaré de Todos, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer do município.

A missa para comemorar o dia DA CONSCIÊNCIA NEGRA foi idealizada pelo Padre VILECI VIDAL, membro da CPT (Comissão da Pastoral da Terra). A Fazenda do Infincado foi escolhida porque foi nela onde se registrou a maior concentração de escravos serviçais (domésticos) do Município de Assaré. Segundo Padre Vileci, o objetivo maior das comemorações do DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA na Fazenda do Infincado é chamar a atenção de toda a comunidade assareense e circunvizinha para  duas situações de agressão aos direitos humanos que ainda persistem, que são: a segregação racial pela discriminação sobre negros e índios, que ainda hoje não tiveram seus problemas amenizados por políticas públicas e a escravidão que continua nas áreas de latifúndios em vários estados brasileiros.

Salienta-se, ainda, que a Secretaria de Cultura de Assaré firmou uma parceria com o Padre Vileci para que tudo aconteça da melhor maneira possível.
Venha participar desse grande momento de fé e cultura no nosso município!

Fonte: Secult Assaré
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Redes Sociais

Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram RSS Feed Email

Web Rádio A Padroeira Ao Vivo

As Mais Lidas

Click e Baixe o Aplicativo no Google Play

Ouça No Radios Net

Visualizações do Site

Arquivos do Site