CORONA VÍRUS: Igreja orienta os fiéis sobre a participação nas liturgias visando colaborar com a prevenção

A Diocese de Crato, entre tantas do país, se manifestou na ultima sexta feira (13), orientando seus fiéis sobre atitudes e comportamentos nos rituais litúrgicos, em detrimento da pandemia mundial do Corona Vírus (COVID-19). Leia a nota na íntegra:

Nota da Diocese de Crato sobre a prevenção ao Coronavírus
Crato, Ceará, 13 de março de 2020
A graça e paz de Deus nosso Pai, a todos vós, padres, diáconos, religiosas, leigos e leigas na nossa diocese de Crato.
Como vosso pastor, tenho acompanhado, em oração, a repercussão do coronavírus (Covid-19) pelo mundo. O alto número de casos tem posto a Igreja ainda mais em alerta, sobretudo neste tempo em que vivenciamos a Campanha da Fraternidade, cujo tema nos impele à promoção da fraternidade e da vida, como dom e compromisso.
Em primeiro lugar, é importante que elevemos a Deus súplicas e preces na intenção de que Ele elimine do meio do povo essa enfermidade (Ex 23, 25) e inspire os médicos e pesquisadores na descoberta de medicamentos eficazes no combate a esse vírus.
Depois, como medida de prevenção, é necessário seguir as orientações das autoridades de saúde e os procedimentos de higiene, como lavar correta e frequentemente as mãos até a altura do pulso, com água ou álcool em gel, por exemplo. O autocuidado e a responsabilidade social são de grande ajuda neste momento.
De nossa parte, a responsabilidade eclesial paira nos momentos celebrativos. É importante, nesse sentido, evitar dar as mãos durante a oração do Pai-Nosso e no abraço da paz. Basta-nos uma leve inclinação de cabeça e os mesmos sentimentos fraternos ficam mantidos. Já durante a comunhão, como a Igreja prescreve, podemos recebê-la estendendo a palma da mão esquerda, levando-a à boca com a direita, mantendo igual piedade e devoção.
Por fim, observemos também o cuidado em relação às “fake news”, as notícias falsas, compartilhadas para alarmar a população. Devem ser evitadas e combatidas por todos nós. A busca de informações deve ser sempre feita em fontes confiáveis.
Em Cristo, para cuja Páscoa nos preparamos, confiantes e em oração.
Dom Gilberto Pastana de Oliveira
Bispo diocesano de Crato
Venha o Teu Reino

A Pastoral da Pessoa Idosa - PPI também emitiu nota sobre o assunto.

Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

WEB TV A PADROEIRA

Redes Sociais

Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram RSS Feed Email
Se Não Consiguir Ouvir a Rádio Clik Aqui

Clik no APP da Web Rádio A Padroeira

As Mais Lidas

Click e Baixe o Aplicativo no Google Play

Ouça No Radios Net

Visualizações do Site

Arquivos do Site