CONSELHO DE PASTORAL DE REUNE PARA PREPARAR A FESTA DA PADROEIRA 2021


Pe. Lindoval José apresentando propostas para a Festa da Padroeira

Na manhã do último sábado (07), por convocação do pároco, Pe. Lindoval José e da coordenação do Conselho Paroquial de Pastoral - CPP, reuniram-se nas dependências do Auditório D. Belinha Cidrão, no Memorial Patativa do Assaré, os conselheiros para reunião ordinária com objetivo de discutir, planejar e alinhar as atividades relativas à festa da padroeira, Nossa Senhora das Dores no ano de 2021. A reunião é parte da iniciativa do novo pároco em retomar gradualmente as ações pastorais na paróquia que estavam prejudicadas em virtude da situação pandêmica vivenciada.


Na pauta estava como prioridades a realização da Pré-Festa que deve ocorrer de 16 de agosto a 06 de setembro, nos mesmos moldes da realizada no ano anterior; a Festa da Padroeira, em si, que contará com algumas novidades; e, a estruturação da coordenação paroquial dos pilares de evangelização (Palavra, Pão, Caridade e Missão), propostos nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil (DGAE 2019-2023), cuja discussão foi iniciada no ano de 2020, porém os encaminhamentos não foram executados por causa da pandemia. Esta última, teve a explanação realizada pelo Diácono transitório, Ailton Araruna, que ficará um período colaborando na paróquia.


Conselheiros do CPP no momento da oração

A PRÉ-FESTA


Durante quase 25 dias a imagem peregrina de Nossa Senhora das Dores, percorrerá a maior parte da extensão territorial da paróquia em visitas diárias, onde as fachadas das casas dos fiéis serão abençoadas e aspergidas pelos religiosos. Para a realização da missão todos os protocolos sanitários serão seguidos rigorosamente.


A FESTA DA PADROEIRA


De 07 a 15 de setembro, mantendo a tradição, a 184ª edição da Festa de Nossa Senhora das Dores de Assaré se realizará ainda com restrições, devido a prevenção ao contágio do Covid-19. Por unanimidade, os conselheiros do CPP concordaram, para este ano, a não realização da manifestação cultural do Pau da Bandeira, entendendo a possibilidade iminente de grande aglomeração de pessoas, bem como, consideram ser prudente a defesa da vida e não exposição dos fiéis ao risco de contaminação. A festa também contará com novidades, a exemplo do momento de confissões e missa voltada aos Homens da paróquia, no dia 10 de setembro, e, a Missa dos Benfeitores, no dia 15 de setembro, as 07h da manhã, sendo assim, novo horário de missa no dia da padroeira. A programação completa será divulgada em breve.


COORDENAÇÃO DOS PILARES DE EVANGELIZAÇÃO


Após recapitulação dos direcionamentos relacionados a organização dos pilares (Palavra, Pão, Caridade e Missão) proferida pelo Diácono Ailton Araruna, procedeu-se com a eleição dos coordenadores, estes, que participarão dos encontros foraneos e formativos para auxiliar o conselho de pastoral e as pastorais e movimentos, bem como, alinhar as atividades evangelizadores ao Plano de Pastoral Diocesano e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil (DGAE 2019-2023). Foram eleitos, assim: para a coordenação do Pilar do Palavra, a catequista e membro da PASCOM, Ediene Alves, para coordenar o Pilar do Pão, o cerimoniário e jovem do EJC, Enzo Baquica, para o Pilar da Caridade, a lider da Pastoral da Criança e ativista social, Margarida Pereira, e, para o Pilar da Missão, o coordenador do Terço dos Homens e membro do CAE, José Romeiro Neto.


Coordenadores eleitos dos pilares

Confira as imagens da Reunião no link: https://www.instagram.com/p/CSSol-nnnne/?utm_medium=share_sheet


Colaboração: Pascom Assaré

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram