"FAZEI QUE VOS AME CADA VEZ MAIS." PARÓQUIA CELEBRA SOLENIDADE DO CORAÇÃO DE JESUS


Na noite desta sexta feira (11) aconteceu na Igreja Matriz a celebração da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. A festa oficialmente foi instituída em 1856 pelo Beato Pio IX, tornando-a universal, de modo que a celebração constitui-se numa das revelações feitas a Santa Margarida Maria Alacoque em junho de 1675, quando o Senhor lhe diz: “Peço que na primeira sexta-feira depois da oitava de Corpus Christi, se celebre uma Festa especial para honrar meu Coração, e que se comungue nesse dia para pedir perdão e reparar os ultrajes por ele recebidos durante o tempo que permaneceu exposto nos altares”.


É comum na tradição popular religiosa a presença da imagem do Sagrado Coração de Jesus nos lares, como forma de homenagem da família e devoção, realizando-se anualmente a Renovação da Consagração ao Coração de Jesus. Esta prática é fruto também da publicação, em 1899, pelo Papa Leão XIII, da encíclica ‘Annum Sacrum’, quando naquele ano, o pontífice consagrou ao Divino Coração de Jesus toda a humanidade.


Na paróquia quem conduz a realização dos exercícios espirituais neste mês de Junho é o Apostolado da Oração. Movimento secular da Igreja Católica que mantém viva e frutuosa a devoção ao Coração de Jesus. Na solenidade de ontem além da coroação da imagem feita pelo Pe. Jerfeson Santos, houve a renovação da fita de duas zeladoras - a fita é o símbolo visível da pertença ao apostolado e significa amor e compromisso -, e a acolhida de uma nova zeladora.



Nesta data também é celebrado o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, estabelecida pelo Papa São João Paulo II.


Fonte: ACI Digital/Diocese de São João Del Rei/MG

Colaboração: Pascom Assaré


  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram