NOVO VIGOR: MOVIMENTO PAROQUIAL DE SCHOENSTATT SE REUNE PARA REORGANIZAR A CAMINHADA


Durante toda a manhã desta quinta feira (19), O Movimento da Mãe Rainha de Schoenstatt da Paróquia de Assaré, reuniu-se no Centro de Pastoral Paroquial para uma reunião cujo objetivo seria a retomada e reorganização da caminhada do movimento na paróquia. Estiveram presentes o pároco, padre Lindoval José, a coordenadora do movimento na Forania Mártir Benigna, Corrinha Lino, e mais vinte (20) missionárias do movimento da sede e comunidades da paróquia. Na reunião, as missionárias apresentaram as muitas dificuldades da missão, alargada ainda mais pela pandemia. Contudo, tendo em vista que as famílias necessitam de conforto espiritual e reconhecendo o papel do movimento de Schoenstatt junto às mesmas, o pároco motivou as missionárias a recomeçar a missão, observando as orientações da secretaria de saúde do município, quanto à prevenção de contágio do COVID-19. Na oportuna ocasião, foi eleita a nova coordenação paroquial do movimento, assim composta: CORDENADORA, Rozangela Gomes; VICE COORDENADORA, Zildemir Alves; SECRETARIA, Maria Socorro Silvestre; e, TESOUREIRA, Carina Rodrigues. Esta coordenação, em comunhão com o pároco, estará à frente do movimento por um período de 4 anos.


Foto: Reprodução

SOBRE O MOVIMENTO


O Movimento de Schoenstatt surgiu na Alemanha em 18 de outubro de 1914, no bairro de Schoenstatt, em Vallendar, na capela de São Miguel. Foi ali selado um compromisso mútuo, que mais tarde recebeu o nome de Aliança de Amor. Desde o início tão modesto surgiu o Santuário de Schoenstatt, onde a Virgem Maria é venerada com o título de Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Hoje existem mais de 120 santuários espalhados por todo o mundo. Padre José Kentenich é considerado o fundador do Movimento.

MOVIMENTO NO BRASIL


O movimento de Schoenstatt teve sua origem quando Padre Kentenich enviou Irmãs de Maria para terras brasileiras em 10 de junho de 1935. Vieram como missionárias e empenharam todas as suas forças para ajudar na renovação do mundo em Cristo por Maria. Mais tarde, entre 1947 e 1952, Padre Kentenich visitou por dez vezes o Brasil, anunciando as glórias da Virgem Maria e estimulando a construção de Santuários de Schoenstatt. Participou da inauguração do Santuário Tabor em Santa Maria (RS) em 11 de Abril de 1948.

MOVIMENTO NA PARÓQUIA DE ASSARÉ

Em Assaré, o movimento da Mãe Rainha foi fundado em novembro de 1998, por Maria Leite de Alencar (Maroli), in memorian, e continuado por outros nomes missionários a exemplo de Irene Liberalino, in memorian, Maria Amélia, dentre outras. Durante todo esse tempo as famílias assareenses tem recebido graças abundantes através da visita missionária de Mãe Rainha. Atualmente temos na paróquia vinte missionárias e 20 oratórios. Por reivindicação das missionárias e a motivação do pároco, a partir do mês de setembro a celebração da Aliança de Amor passará a ser realizada mensalmente no dia 18 do mês, na Igreja Matriz e também nas capelas das comunidades.






Colabaração: Pe. Lindoval Jose | Pascom Assaré

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram