PASTORAL DA ESCUTA AVANÇA NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS VOLUNTÁRIOS


Desde o último dia 20 de setembro os membros voluntários da Pastoral da Escuta, ainda em fase de criação, estão recebendo uma série de formações específicas com objetivo de qualificarem-se para o início da prática da escuta, enquanto atividade pastoral. Desde a sinalização do projeto por parte do pároco, Pe. Lindoval Silva, rodas de conversas, palestras e interação estão sendo constantes para a concretização da ideia. Na segunda feira (20) esteve na paróquia o Diretor Espiritual da Renovação Carismática Católica - RCC na Diocese de Crato e fundador da Comunidade Filhos Amados do Céu - FAC, Pe. Sebastião Monteiro, abordando com os profissionais a espiritualidade no ato de escutar. Enfatizou a figura de Jesus na profundidade do contato com a mulher samaritana no poço de Jacó (Jo 4, 5-29), sendo este episódio um dos grandes exemplos que servirão de base, na arte de escutar.


Neste domingo (26) a temática exposta pelo Dr. Jair Rodrigues, Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco com tempo de pesquisa na Escola Bíblica Arqueológica Francesa de Jerusalém. Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco. Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio. Historiador formado pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Professor de Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente e Psicologia da Aprendizagem na Universidade Regional do Cariri (URCA), e que possui uma vasta experiência na área da Teologia, Análise do Comportamento, especialmente, com ênfase nos temas: Psicologia da Aprendizagem, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia da Religião, Análise do Comportamento, Hermenêutica e Exegese Bíblica e Línguas Bíblicas; foi a Escuta Qualificada, que mesmo na lógica da pastoral, deve possuir um método capaz de dar qualidade no tratar das demandas apresentadas aos agentes da Pastoral da Escuta.


O encontro foi realizado no plenário da Câmara Municipal de Assaré e contou com a participação de seis, dos nove membros que se propuseram a integrar a pastoral. Ainda não há data prevista para o início dos atendimentos, no entanto, a iniciativa já é vista com bons olhos por outras paróquias, bem como, pela Diocese de Crato.


Confira a seguir imagens dos momentos formativos.


Colaboração: PASCOM Assaré.

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram