RUMO AO BICENTENÁRIO PARÓQUIA DE ASSARÉ COMPLETA 183 ANOS


O Bispo era Dom Joaquim José Vieira, segundo bispo da então Diocese do Ceará. A assinatura aconteceu a 21 de Julho de 1896, do documento oficial que criara a Paróquia de Nossa Senhora das Dores de Assaré, em 26 de Agosto de 1838. O território original abrangia a região que hoje compreende os municípios de Assaré, Araripe (Brejo Seco), Potengi, Tarrafas, Antonina do Norte, Altaneira, Nova Olinda e Santana do Cariri, de modo que, posteriormente se instalariam as paróquias de Araripe e Santana do Cariri, atualmente, as mais antigas, incluindo a paróquia de Assaré.


A devoção a Nossa Senhora das Dores, sua padroeira, data de 1836, quando realizada a primeira "festa", que neste ano de 2021, chega a sua 185ª edição. Dentre muitas particularidades desta Igreja local, estão: As tradicionais procissões de Nossa Senhora de Fátima a cada 13 de maio - inclusive, recentemente, através de lei, incluída no calendário de eventos do Estado do Ceará - e, Nossa Senhora das Dores a cada dia 15 de setembro; a coroação de Nossa Senhora sempre a cada 31 de maio; as solenidades do Sagrado Coração de Jesus e Domingo da Misericórdia, são sinais de vigor e piedade popular.


Visão noturna da fachada da Igreja Matriz

Somos uma Igreja grandiosa. Territorialmente e pastoralmente. Os quase 20.100[1] autodeclarados católicos aqui residentes, se espalham por 21 comunidades eclesialmente organizadas. As atividades pastorais e missionárias são executadas por 16 organismos, entre pastorais e movimentos. Em números aproximados, são: 120 membros do Apostolado da Oração; 40 Catequistas nas três dimensões (Batismo, Eucaristia e Crisma); 03 Cerimoniários e 35 coroinhas investidos e em formação; 54 casais que vivenciam o Encontro de Casais com Cristo – ECC; 10 jovens que realizaram o Encontro de Jovens com Cristo – EJC e necessitam de um novo vigor para continuar a caminhada; 08 grupos de canto de animação litúrgica; 01 Equipe de Coordenação para a Liturgia com 05 membros e quase 95 colaboradores nas funções litúrgicas; 31 missionários(a) do Movimento de Schoenstatt na sede e capelas; 25 Ministros da Comunhão Eucarística na sede e comunidades; 18 membros registrados na Legião de Maria; 15 integrantes da Pastoral de Comunicação; 26 líderes da Pastoral da Criança que acompanhavam mais de 240 famílias; 14 voluntários na Pastoral da Pessoa Idosa que assistiam mais de 100 idosos antes da pandemia; 39 missionários e missionárias colaboradores nos 57 setores organizados da Pastoral do Dízimo; 17 conselheiros, 70 servos, 03 grupos de oração e mais de 150 membros da RCC; e, chegamos ao número de 163 devotos e assíduos fiéis no Terço dos Homens.*


Neste dia de júbilo roguemos a Senhora Virgem das Dores que continue derramando bênçãos de graça e proteção sobre os assareenses. Que interceda a seu Filho Jesus pela caminhada desta paróquia e mantenha seus paroquianos fiéis ao Evangelho e a causa do Reino de Deus.


Colaboração: PASCOM Assaré

[1] Dados do IBGE (2010), disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/assare/panorama

*Trecho da Mensagem de acolhida do Pe. Lindoval José da Silva

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram